Páginas

Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.




Há dois mil anos, o gato era tido como animal sagrado no Antigo Egito. Bastet, a deusa da felicidade e da fertilidade era geralmente representada por uma mulher com uma cabeça de gato, bem como o seu animal-totem, que igualmente era considerado um deus. Leia aqui.



03 setembro 2011

Os quatro elementos

Água

Água é um elemento de ligação e continuado até o infinito. A água pode ter uma profundidade obscura ou deixar que se veja através dela, quando se torna límpida e mansa.
Ora ela é suave, e, outra, é arrasadora. A água mata a sede, refresca o vento, cede aos empecilhos, mas sua fraqueza é ilusória. Quando não apaga o fogo, foge pelo vapor, e quando bate em um rochedo sempre busca novo caminho para dar a volta e continuar. Nada a impede de chegar ao mar.
A água é o elemento que reage de modo mais sensível às forças lunares. No âmbito humano a Água corresponde aos sentimentos, aos anseios, aos desejos, às esperanças, aos sonhos e à fantasia enfim, a todos os campos de ação que se furtam ao controle do intelecto (AR); do material (TERRA) e da vontade (FOGO).
Indivíduos fortemente aquáticos  podem parecer “sonhadores” que tendem às fantasias. São os românticos e  os artistas. Os aquáticos estão acostumados a adivinhar ou intuir os inter-relacionamentos e interdependências em vez de racionalizá-los. Seu julgamento não é feito através do “certo ou errado” mas pelo critério do “provável e improvável”.
O aquático tem grande capacidade de entrega e fusão com o outro e, por isso, sabe manter vivo um relacionamento, mesmo à distância.
Os aquáticos  dirigem-se mais pelos sentimentos, intuição, amor, prestimosidade,  buscando sexo, casamento, filhos e relacionamentos estáveis.

No lado obscuro o nativo de Água (representado pelo naipe de copas) é ingênuo, amoroso, apaixonado e romântico ao extremo.

Cor: branco ( prata) -  cor complementar: preto ( cinza)
Signos zodiacais aquáticos: Câncer, Escorpião, Peixes
Profissões típicas: médicos, terapeutas, artista, músico, cineasta, parapsicólogo, pastor, padre.
Síntese: quando o indivíduo com forte ênfase em água faz uma retrospectiva de sua vida, ele pergunta: “O que foi que senti, o que sofri?”

TERRA

A  Terra é associada ao solo fértil, à abundância. Da Terra tiramos os frutos e com eles nos alimentamos. Na Terra fundamos nossos alicerces e construímos nossas casas. A Terra proporciona a vida. E também a morte, quando se revolta. Dos quatro, a  Terra é o elemento mais palpável e firme.
No âmbito humano a Terra representa o nosso corpo. Numa interpretação mais ampla, representa a estabilidade do indivíduo, o seu sentido excepcional para os valores de duração e de continuidade, que às vezes o faz parecer confiável e, outras, incorrigível e rígido. O nativo de Terra tem predileção pelo dinheiro e aprecia os bens palpáveis, o que considera “os verdadeiros valores”. Por saber-se uma criatura extremamente material ele cultiva ao máximo as suas experiências sexuais. Quando excede no âmbito das tentações mostra o seu lado obscuro, tornando-se demasiadamente materialista, libertino, preguiçoso e oportunista. Ao dedicar-se excessivamente a juntar bens materiais poderá transformar-se no novo rico impiedoso.
O nativo de Terra não dá ênfase à intenção, às idéias ou ao sentimento, mas apenas àquilo que “foi feito”. Ele se orienta pelo mundo da realidade e se concentra no âmbito das realizações. Seu modo de pensar é muito realista e as teorias “elevadas” não têm valor se não houver suficiente correspondência com a realidade. Seu modo de pensar, portanto, baseia-se muito mais em “útil ou inútil” do que no “certo ou errado”.
No amor e na vida em comum este nativo (representado pelo naipe de Ouros) é orientado fisicamente, mas pode ser considerado fiel e confiável. Para ele, a melhor prova de um relacionamento perfeito é a presença física, o fato de poder tocar no parceiro.

Cor: amarelo – cor complementar: violeta
Signos zodiacais: Capricórnio, Touro, Virgem
Profissões típicas: fazendeiro, jardineiro, guarda florestal, banqueiro, negociante, corretor de imóveis, taberneiro, protetor do meio ambiente, historicista.
Síntese: quando o homem de Terra faz uma retrospectiva em sua vida ele pergunta: “ O que fiz, o que concretizei?”

AR

O elemento Ar é sentido como móvel e claro; reanima, é refrescante.  Ar é vida e, sem ele, não recebemos o oxigênio e morremos. O Ar não é palpável, e representa o intelecto, a nossa inteligência. O conhecimento objetivo, a idéia pura que não é perturbada pelo preconceito (Fogo), pelo interesse (Terra) ou pela emoção (Água) é o ideal pelo qual lutam os nativos de Ar.
O nativo de Ar tem um modo de pensar agudo e exato, tornando-o um representante da lógica formal. Por isso ele faz a distinção correta entre o falso e o verdadeiro. A base de todo o seu conhecimento está calcada na valorização dos inter-relacionamentos em que as conseqüências são deduzidas de forma indutiva e dedutiva. Contudo, não manifesta preocupação se as suas reflexões não tiverem relação com a realidade. Enquanto elas convencerem por si mesmas, serão por ele consideradas bem sucedidas.
O mundo do nativo de Ar (representado pelo naipe de Espadas) é o dos conceitos e das palavras. Brincar com elas lhe dá prazer, e o jogo sutil das palavras o torna uma pessoa interessante. Em contrapartida, a capacidade de captar uma multiplicidade de pontos de vista e de conseguir conciliar a opinião contrária dá ao indivíduo de Ar a fama de ser um “traidor da própria causa”, um indivíduo no qual não se pode confiar já que muda de opinião facilmente. Sua cortante perspicácia, por outro lado, faz dele  um adversário perigoso no caso de uma discussão verbal, pois logo esse nativo estampa no rival mais lento, com indisfarçada arrogância, a pecha de “incapaz”. No amor, os nativos de Ar primeiro cuidam das regras do jogo, do relacionamento-modelo, no qual o parceiro é considerado um substituto da imagem ideal, pois o sentimento não tem sentido para ele, não é o que mais importa. O relacionamento é visto como o de duas pessoas independentes que querem viver as leis da honestidade e da gentileza.
A vida do nativo de Ar é marcada pela distinção, decisão, conhecimento claro, inteligência crítica, capacidade de julgamento, mas também por perdas, por desentendimentos e separações; por lutas, doenças, infelicidade, perigo e injustiça.

O lado obscuro dessa personalidade apresenta a impossibilidade de dedicação a uma causa, quer se trate de uma convicção ou uma tarefa. O nativo de Ar pode se tornar um estrategista frio e calculista que, com sua inteligência superior observa a vida como se fosse um jogo de xadrez, sem ser incomodado por reflexões moralistas procurando, inescrupulosamente, apenas as vantagens.

Cor: azul – cor complementar: laranja
Sígnos Zodiacais: Libra, Aquário, Gêmeos
Profissões típicas: acadêmico, jurista, filósofo, repórter, matemático, literato, crítico, negociante, corretor, diplomata, dono de casas de prostituição.
Síntese: quando o nativo de Ar faz uma retrospectiva de sua vida ele pergunta: “ Que idéias tive, quais os conhecimentos que adquiri?”

FOGO

O Fogo queima e incendeia mas também pode clarear e aquecer. Simboliza a força vital do homem, a sua vontade; representa a centelha divina que nele existe. Desde a antiguidade o fogo é visto como uma força divina. No âmbito humano, ele representa a vontade de evoluir e o esforço para elevar-se. Personifica a moral dos homens e  a sua luta pelos ideais. Os nativos do Fogo são corajosos, otimistas e contagiosos. Podem tornar-se lideres, pois sabem o que querem e, graças a essa convicção íntima conseguem atrair outras pessoas para a sua causa. O nativo do Fogo vê que na vida sempre existe algo a ser feito, portanto, uma das mais difíceis experiências para ele é saber-se envelhecendo e que suas forças estão enfraquecendo. O modo de pensar desse nativo fogoso é acentuadamente subjetivo, já que sua vontade antecede a qualquer conhecimento objetivo e, desta forma, o raciocínio leva aos objetivos determinados pela vontade. Seu julgamento não se orienta pelo critério do “certo ou errado”, mas “pelo o que é bom ou mau”, “pelo bem e pelo mal”. Para esse nativo o “Eu quero” é o que basta.
Para o nativo de Fogo (representado pelo naipe de Paus) é de vital importância o elemento AR – âmbito da compreensão e do conhecimento -, caso contrário ele se torna inerte e se apaga. Entretanto, ar demais faz com que o fogo se erga em labaredas de força incontrolável. Essa é a imagem das pessoas de inteligência fria, calculista e crítica (AR) e que pode levar os nativos de fogo à incandescência, visto que, devido às suas tendências subjetivas, não valorizam a autocrítica e nem estão dispostas a justificar, na prática, as suas convicções. Exatamente aqui se encontram as ciladas, pois quem se imagina desobrigado da autocrítica torna-se facilmente vítima da própria ambição e se exclui de novos conhecimentos e experiências.  
É neste ponto que aparece o lado obscuro dessa personalidade: presunçosa, exibicionista, irreverente, intrometida, fanática, autoritária e pretensiosa.
No amor, os nativos de Fogo dão importância à dedicação e à entrega conjunta a objetivos mais elevados. Todavia, constantemente estão envoltos em relacionamentos conflitantes que produzam muitos atritos. Assim, eles provam que o relacionamento é “caloroso” e, portanto, que está “vivo”.
Os nativos de Fogo são marcados pelo dinamismo, pelo poder e pelo crescimento (que também pode ser o espiritual); pela política e ainda por conflitos, sucessos e fracassos.

Cor: vermelho – cor complementar: verde
Signos zodiacais: Áries, Leão, Sagitário.
Profissões típicas: empresário, organizador, político, chefe, representante, juiz, policial, soldado.
Síntese: quando o nativo de fogo faz uma retrospectiva de sua vida ele pergunta: “De que modo expressei minha vontade, de acordo com quais convicções eu vivi?”



Nenhum comentário: